Por Samir Scout – 08/2015

 

O pão nosso de cada paulistano pode ser saboreado em vários lugares e de várias formas. Buscar o sabor do pão perfeito virou a minha saga para que possa compartilhar com o Turista, aqui escrevo específicamente minha opinião sobre o pão e os locais onde poderá encontrá-lo, se aventurar e seguir meus passos é um risco seu.

 

Acreditei por muito tempo que o pão perfeito, era do tipo francês, onde apenas se encontra no Brasil. Gordinho, craquelado por fora, levemente salgado e de miolo macio, mas essa jornada me levou a saborear não “O pão”, mas variados tipos de pães na capital paulista.

 

Esse post é o 1/10 onde abordarei o assunto, para que sua leitura possa seguir a minha jornada, passo a passo.

 

A cidade conta com 3.200 padarias, produz 10,4 milhões de pãezinhos por dia, 7,2 mil por minuto *.

 

Criado pelos Hebreus, fermentado por Egípcios, gourmetizado pelos Franceses, cultuado pelos Espanhóis e no Brasil ligado a figura do Português, pasme, em São Paulo o bom pão não se encontra apenas em padaria.

 

Minha jornada começa em um restaurante do qual sou cliente há mais de 10 anos, culinária Árabe de primeira qualidade, poderá saborear o pão sírio fresco e quentinho no formato de um balão no Brasserie Victória. Acompanhe seu pão com azeite, coalhada seca ou puro e me agradeça depois.

 

2015-08-28 12.24.59

 

 

Dado que estará por ali, relativamente próximo há um Sr. Pão ou para os mais gringamente íntimos Mr. Baker, o lugar me lembra um PUB, jeito rústico, com tijolo, madeira, e atendimento muito simpático.

 

Como a intenção é encontrar o pão perfeito, pedi apenas um pão puro, é as pessoas se espantam, mas me deram o que eu realmente esperava, gordinho, craquelad……. bem o resto você já sabe. Se quiser experimentar Rua Pedroso Alvarenga, 655 – Itaim Bibi – São Paulo – SP.

 

2015-08-23 09.28.04

 

 

Bem, vou continuar a minha jornada, como escoteiro que sou tenho um norte chamado pão a perseguir, terei a ajuda de quem você nem acredita e me dará a esperança de encontrar o que busco.

 

 

Ouça nosso TourCast sobre o Pão https://justcast.herokuapp.com/shows/samir-reis-tourcast/audioposts

Brasserrie Victória: http://www.brasserievictoria.com.br/v3/historia.html

* Fonte: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/gastronomia/1974-padarias

Fotos: Samir Scout